sexta-feira, 8 de abril de 2011

Leitura e Educação andam juntas?


Sempre há controvérsias em relação ao habito de ler, dizem que é na escola que devemos criar o ato da leitura, sem levar em conta o meio social que este futuro leitor está. Será que é somente na escola que aprendemos a criar o tão importante ato?
Para adquirir o ato da leitura há vários feitos que terão que ser levado em considerações, como por exemplo: Os conhecimentos sociais que são formas de acesso; Conhecimento prévio, é tudo aquilo que já fora aprendido desde quando aprendeste a falar; Formas de processamento de texto, sãos as formas de leitura. A partir daí, cria-se o mecanismo mais importante para adquirir o habito de ler, tanto para a leitura superficial e a leitura mais precisa.
Nas escolas, tentam criar em seus alunos o hábito da leitura, sendo está superficial, pois não estimula a leitura “detalhada” e sim aquela leitura entre linhas, pois sempre cobram a leitura para aplicar uma determinada prova, para testar se o aluno realmente leu. Percebe-se que hoje se existe leitores são todos superficiais e com fragmentos, e não é a toa que o Brasil é o Oitavo País da Leitura de traz para frente isso em 2010.
 O que acontece é que nossa sociedade não tem a “cultura de ler”, preferem perde tempo em frente à televisão assistindo programas que não trazem benefícios intelectuais. O Brasil é reconhecido lá fora como o País do Futebol, do entretenimento e com os escândalos na política, mas sobre sua educação nem se ouve falar do tal fato tanto para fora como aqui mesmo no seu próprio território, e nem ouve falar sobre os recursos que é de lei, nem em projetos inovadores, recentemente há uma noticia que agradou todo o Professores um aumento de mais ou menos 1,2% sobre seu salário.
A educação no Brasil é fragmentada, pois não existe o preparo do aluno para encarar os “monstros” dos vestibulares e de concursos. Isso acontece devido que muitos profissionais não são qualificados, pois não há o incentivo por parte do seu “padrão” (nas escolas públicas) tornando o ensino fragmentado. Por não existir o incentivo para se qualificar ainda mais na área de atuação de cada professor.
Hoje o Brasil ainda não se enquadra dentro ao nível de ensino (educação) com a média dos países desenvolvidos, dizem que estamos quase chegando a essa tal “média”, mas quem disse isso? Será verdade? Como provaram? Bom, agora o governo “tenta” medir o ensino nas suas escolas com um prova, que testa o aluno para ver se foi devidamente ensinado, através desta prova fazem-se a média sobre o ensino que é proporcionado pelo governo.
Quando os alunos saem das escolas eles se tornam pessoas não leitoras, isso devido à educação mal estruturada que as escolas oferecem, pois não dão o incentivo necessário para o professor se aprimorar na sua formação.
Para que todos tenham uma ótima formação escolar é preciso tanto que o aluno se esforce, como seus pais comecem a fazer parte de sua vida escolar, fazendo as devidas cobranças e que o governo invista mais em educação tanto para seus alunos como para aqueles que são os transmissores da educação.
Gisele Batista Costa

2 comentários:

  1. Estou por aqui seguindo o seu blog. Estou te esperando também lá no www.thonnyhawany.blogspot.com - Seja bem-vinda ao mundo dos blogueiros. Abraçuuuu

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  2. Olá Giih.
    Demorei, mas voltei.. rsrsrs
    Você sempre nos levando a refletir indiretamente, né?! A Leitura por envolver o variados tipos de conhecimento do leitor acaba por, como vc disse, fragmentada ou detalhada. A leitura fragmentada, acredito, que se dá por, tanto falta de competência do professor ao trabalhar certos tipos de discurso, quanto falta de habilidade do leitor em perceber essees variados tipos discursivos. Mas nós estamos caminhando e progredindo, teremos uma prova concreta quando os atuais estudantes de Letras, pedagia, psicologia assumirem seus cargos e "botar pra quebrar" com todos teses relacionadas ao assunto!
    Beeijos
    Aaah, o Blog http://facesdafase.blogspot.com/, está "de cara nova", passa por lá!

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